O Lago de Furnas está com nível abaixo da cota mínima esperada pelos 34 municípios banhados pela represa, mesmo durante o período chuvoso. Segundo a Associação do Lago, a explicação se deve ao aumento na vazão da água durante o último mês.

Como está o nível do Lago de Furnas hoje?

Níveis abaixo do que em 2023

Conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o Reservatório de Furnas está hoje com 73,67% do seu volume útil, com nível de 764,6 metros acima do nível do mar. No mesmo período do ano passado, o lago estava com 98,12% de seu volume útil e 767,7 de nível acima do nível do mar.

Como está o nível do reservatório de Furnas?

O nível do Lago de Furnas está mantido acima de 70% há um ano. O reservatório, por outro lado, apresenta queda há cinco meses, entre agosto do ano passado e janeiro de 2024.

Qual é a profundidade do Lago de Furnas?

O Lago de Furnas tem 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (equivalente à metade do nosso litoral), além de ter 4 vezes o volume de água da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Para que suas águas se mantenham exuberantes, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas dos 34 municípios.

Qual é o nível de água da represa de Furnas?

Para seu maior conforto e segurança, o nível do lago é medido diariamente. O nível atual é de 764.6799999999999, medido em 27/04/2024.

Represa de Furnas: o alerta para o agronegócio com o baixo nível das águas

Qual rio abastece a Represa de Furnas?

A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

Pode nadar na represa de Furnas?

A água verde esmeralda, cristalina e morna, é um convite para nadar e o acesso pode ser feito por uma balsa, barcos ou lanchas. Passeio imperdível esse.

Que peixe tem no Lago de Furnas?

Pirarucus são filmados no Lago de Furnas, em MG; veja vídeo.

Quem criou o Lago de Furnas?

Em 1955, Cotrim passou a integrar a equipe de governo de Juscelino Kubstchek, que em 28 de fevereiro de 1957, assinou o decreto 41.066 e criou uma das maiores obras do seu governo: a Central Elétrica de Furnas, com sede em Passos, Minas Gerais.

Quem construiu a represa de Furnas?

A criação da Central Elétrica de Furnas foi a principal iniciativa do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) no setor de energia elétrica e um dos marcos da política desenvolvimentista traçada no célebre Programa de Metas.

O que quer dizer a palavra Furnas?

O termo “furna” significa caverna, cova, lapa, sendo utilizado em outras regiões brasileiras para designar qualquer escorregamento de encosta ou cavidade no terreno.

Como se formou o Lago de Furnas?

O Lago de Furnas, conhecido carinhosamente como o Mar de Minas, é resultado do represamento das águas das bacias hidrográficas do Rio Grande e Rio Sapucaí e diversos rios menores, alguns formando belas cachoeiras.

O que aconteceu em Furnas?

No mesmo mês, em 8 de janeiro de 2022, um talude se desprendeu dos cânions e matou dez pessoas. A queda do helicóptero com quatro pessoas no Lago de Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas Gerais, nesta terça-feira (2 de janeiro), ocorreu dois anos depois de uma tragédia que chocou o Estado e todo o país.

Quantos anos tem o Lago de Furnas?

A formação da represa ocorreu em 1961 e a inauguração oficial somente em 1965. O reservatório mudou a paisagem da região sul de Minas Gerais, fornecendo novas possibilidades de exploração econômica, principalmente através do turismo e da piscicultura.

Quem controla Furnas?

FURNAS Centrais Elétricas é subsidiária da Eletrobras, empresa privada, de capital aberto. Atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica e está presente em 15 estados e no Distrito Federal.

Quanto tempo demorou para encher a represa de Furnas?

Após 12 anos, reservatório da hidrelétrica de Furnas atinge 100% da capacidade.

Qual é a maior represa Furnas ou Três Marias?

Qual represa é maior Três Marias ou Furnas? O presidente Juscelino Kubitschek inaugura, em Minas Gerais, a barragem da usina de Três Marias, considerada a maior do Brasil até então, com 2,7 quilômetros de extensão, 75 metros de altura e capacidade para 19,5 bilhões de metros cúbicos de água.

Tem jacaré no Lago de Furnas?

Um jacaré-do-papo-amarelo foi flagrado por moradores próximo ao condomínio Náutico em Alfenas, às margens do Lago de Furnas.

Pode pescar no Lago de Furnas?

Pesca Esportiva no Lago de Furnas:

A região possui várias pontos propícios para a pesca do tucunaré espalhados pelo lago, com várias estruturas a mostra e os tucunarés estão aparecem mesmo com as águas mais frias, por terem se adaptado a alteração climática anual.

Onde deságua o Lago de Furnas?

A Represa de Furnas

Atingindo 34 municípios de Minas Gerais. O lago é formado por dois “braços”, um a leste e outro a sul da barragem. Do lado leste o principal rio que deságua no lago é o Rio Grande.

Qual é o tamanho da represa de Furnas?

Com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro, o Lago de Furnas é o maior lago em extensão do Estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo. Banhados por este lago, estão 34 municípios, morros e matas nativas.

Por que não pode nadar em represa?

Principais perigos são pedras e galhos, em que a pessoa pode se enroscar e não se soltar. Além disso, normalmente são locais distantes, sem presença de guarda-vidas e onde o socorro demora a chegar.

Qual a maior profundidade da represa de Furnas?

O lago atinge até 450 metros de profundidade por 1,8 mil metros de largura, cerca de duas vezes e meia maior que a Baía de Guanabara (RJ).

Onde nasce o Lago de Furnas?

O Lago de Furnas foi criado devido à instalação da Hidrelétrica de Furnas. A barragem se situa no curso médio do Rio Grande, chamado de “corredeiras de Furnas”, entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.