A regra de Hund, proposta pelo físico alemão Friedrich Hund, estabelece que, quando orbitais de mesma energia (subníveis) estão disponíveis, os elétrons ocupam esses orbitais de forma a maximizar o número de elétrons desemparelhados com spins paralelos.
O que estabelece a regra de Hund?
A regra de Hund é como um guia para os elétrons que estão sendo alocados nos orbitais de um átomo (regiões com alta probabilidade de se encontrar um ou mais elétrons ao redor de um átomo). Ela nos diz como eles irão se comportar quando estiverem em orbitais com a mesma energia.
O que diz a regra de Hund é o princípio de exclusão da Pauli?
Pela regra de Pauli, o número máximo de elétrons por orbital é 2. E eles tem que ter spin opostos, ou seja, um assim e outro assim . Pela regra de Hund, ao completar um subnível com elétrons, só podemos colocar o segundo elétron em um orbital depois que todos os outros orbitais já tenham ao menos um elétron.
Quem propôs a regra de distribuição eletrônica conhecida como regra de Hund?
A regra de Hund foi publicada, em 1927, pelo físico alemão Friedrich Hermann Hund (nascido em 04 de fevereiro de 1896, Karlsruhe, na Alemanha, morreu 31 março de 1997, Karlsruhe) conhecido por seu trabalho sobre a estrutura eletrônica de átomos e moléculas.
Qual é a opção que contraria a regra de Hund?
💡 1 Resposta. A alternativa que contraria a Regra Hund é a letra d) “A distribuição eletrônica deve ser feita de forma a maximizar o número de orbitais ocupados”.
Distribuição eletrônica – Regra de Hund
O que determina a regra do octeto?
A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.
Quais são as regras de distribuição eletrônica?
- O número atômico (Z) do elemento, no estado neutro, indica a quantidade de elétrons a ser distribuída. …
- Utilizando o diagrama de Pauling, comece a distribuir os elétrons de cima para baixo, levando em consideração a ordem crescente de energia (orientada pelo sentido das setas).
Quais são os 4 subníveis de energia?
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.
Quais são os quatro números quânticos do último elétron representado seguindo a regra de Hund Ao efetuar a representação gráfica de 9 elétrons no subnível 4f?
São quatro os números quânticos: principal (n), secundário ou azimutal (l), magnético (m) e do spin.
O que e o princípio de Aufbau?
O princípio de Aufbau estabelece que os elétrons preenchem os orbitais atômicos de mais baixa energia antes de preencherem os orbitais de mais alta energia (Aufbau significa “construção” em alemão).
Qual e a decorrência do princípio de Pauli?
Como os eletrons são fermions, o princípio de exclusão de Pauli os proíbe de ocupar o mesmo estado quântico, e por isso os eletrons tem que se “empilhar” em estados quânticos diversos no interior de um átomo.
O que significa orbital no contexto do modelo de Schrödinger?
As funções de onda que foram deduzidas pela equação de Schrödinger para um átomo específico são também chamadas de orbitais atômicos. Químicos definem um orbital atômico como a região de um átomo na qual a probabilidade de se encontrar um elétron é máxima em 90% do tempo.
Quais são os 4 números quânticos?
Cada elétron de um átomo é caracterizado por quatro números quânticos, que são: principal (n), secundário ou azimutal (l), magnético (m ou ml) e spin (s ou mS).
Como saber O spin?
Número quântico magnético de spin (ms)
A Regra de Hund diz que é necessário manter o maior número de elétrons desemparelhados no átomo. Então, para encontrar o ms, você deve preencher cada quadrado dos gráficos da esquerda para a direita com uma seta para cima — cada setinha representará um elétron no orbital.
O que e O spin de uma partícula?
Spin é a designação atribuída ao momento angular intrínseco de uma partícula que adota um valor determinado (número quântico de spin) e representa-se pela letra s. Este representa a parte do momento angular total de uma partícula, átomo, núcleo, entre outros, que é diferente do seu momento angular orbital.
Quais são as 7 camadas eletrônicas?
O átomo apresenta 7 camadas eletrônicas: K, L, M, N, O, P e Q. A camada de valência é a camada ou nível eletrônico mais externo do átomo. Cada camada eletrônica apresenta um número máximo de elétrons que consegue comportar.
Para que serve o diagrama de Pauling?
O diagrama de Linus Pauling é uma importante ferramenta utilizada na Química para prever várias características e propriedades de um átomo. Ouça o texto abaixo! A estrutura de um átomo é complexa e cheia de detalhes.
Qual e o subnível mais energético?
Além de que, o subnível mais energético é aquele que possui o último elétron da distribuição eletrônica: de nesse caso é o 3p.
Porque o 4s vem antes do 3d?
Portanto, o subnível 4s é o mais externo do átomo e continua sendo a camada de valência desse elemento, mesmo possuindo menor energia do que o subnível 3d. Lembre-se que os subníveis estão associados à órbita que o elétron realiza. Por isso, no ordenamento energético, o subnível 4s é preenchido antes do 3d.
O que e cátions e ânions?
Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente e são formados por átomos que perderam ou receberam elétrons. Os cátions são íons positivos derivados da perda de elétrons por átomos neutros. Já os ânions são íons negativos formados pelo recebimento de elétrons por átomos neutros.
Quais são as camadas de valência?
- nível K (1ª camada): subnível s.
- nível L (2ª camada): subníveis s e p.
- nível M (3ª camada): subníveis s, p e d.
- nível N (4ª camada): subníveis s, p, d e f.
- nível O (5ª camada): subníveis s, p, d e f.
- nível P (6ª camada): subníveis s, p e d.
- nível Q (1ª camada): subníveis s e p.
O que é forma iônica?
Trata-se de um tipo de ligação química que ocorre entre um metal e um ametal ou entre um metal e o hidrogênio.
Como fazer a distribuição eletrônica de um átomo?
A distribuição eletrônica pode ser realizada no Diagrama de Pauling, em que os elétrons são distribuídos nos subníveis seguindo a ordem crescente de energia. A distribuição eletrônica refere-se ao modo em que os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Como é conhecida a ligação iônica?
A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.