Pular para o conteúdo

Pode entrar com qualquer roupa na delegacia?

    Pode entrar com qualquer roupa na delegacia?

    A proibição da delegada demonstra desinformação, para o coordenador do Observatório Interdisciplinar de Segurança Pública da Unifacs, Carlos Costa Gomes: “Não há na legislação, nas constituições federal e estadual, nenhum dispositivo que impeça a pessoa de estar presente em algum órgão pela roupa”.

    No Brasil, além do delegado, existem outros policiais civis, profissionais qualificados que atuam em uma delegacia: Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia (ou em alguns Estados, Agente de Polícia, Agente Policial, Detetive, Inspetor, Comissário), Agente de Telecomunicações Policial, Papiloscopista Policial, …

    Quem almeja trabalhar na Polícia Civil, além de possuir curso superior completo, deve prestar concurso público e, depois de aprovado, passar por um curso de formação da própria polícia. O concurso é realizado em diversas etapas e o candidato deve cumprir algumas exigências, que variam conforme o cargo escolhido.

    A proibição da delegada demonstra desinformação, para o coordenador do Observatório Interdisciplinar de Segurança Pública da Unifacs, Carlos Costa Gomes: “Não há na legislação, nas constituições federal e estadual, nenhum dispositivo que impeça a pessoa de estar presente em algum órgão pela roupa”.

    Portanto, se tem dúvidas, fique calado. Melhor ainda, se estiver em uma delegacia na condição de acusado e não tiver um advogado do seu lado, não fale nada. Como já dito, condicione seu depoimento à presença de um defensor e ainda assim se for impedido de fazê-lo por qualquer razão, mantenha-se calado.

    É o caso de tribunais e secretarias, por exemplo, que não permitem a entrada dos usuários vestindo bermudas. Essa determinação também se aplica aos servidores, que assim como quem busca os serviços desses órgãos, também não podem trabalhar com vestindo roupas mais leves.

    É importante que os estudantes saibam que não será permitida a entrada no prédio da PF vestindo bermudas, camisetas sem mangas, chinelos, ou shorts.

    É uma norma de respeito à civilidade que é adotada em todos os tribunais superiores, destacou. Além disso, segundo o relator, ao contrário do que alega o advogado, não existem registros formais de pessoas que tenham sido impedidas de entrar no foro em decorrência do traje que estava vestindo.

    A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos. é possível o arbitramento da fiança pela autiridade policial no referente caso.

    Nas Polícias Judiciárias (Polícia Civil e Polícia Federal), o Boletim de Ocorrência é geralmente o documento que formaliza a notitia criminis perante a autoridade policial. A partir de tal documento, pode ser instaurado inquérito policial para apuração criminal – ou investigação – do crime noticiado.

    Não existe vedação a que se filme ou grave o ato de interrogatório policial. Aliás, no âmbito judicial, inclusive, a gravação de audiências, em áudio e vídeo, é prática determinada em lei.

    Ora, simplesmente não há lei que proíba um cidadão de filmar uma abordagem policial, portanto, trata-se de prática permitida, na medida em que não existe vedação expressa para tanto.

    Salários de Agente De Polícia Civil em Brasil
    Como a média salarial de R$ 6.185 se aproxima da realidade para você?

    Chinelos, sandálias abertas, sapatos de salto muito alto e tênis são desaconselháveis.

    O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul alterou as regras de acesso aos prédios do Judiciário gaúcho e proibiu o ingresso de quem esteja vestindo bermudas, shorts, minissaias, camisetas masculinas sem manga, miniblusas, roupas de ginástica ou chinelos.

    A portaria estabelece que não devem ser adotadas pelos auditores roupas como bermudas, shorts, regatas, chinelos, roupas esportivas ou de academia, miniblusas, blusas e vestidos frente única, minissaias, roupas transparentes, decotes e fendas acentuados e outras vestimentas que possam afetar a imagem profissional.

    Entenda bem os fatos
    Comece com perguntas como “O que aconteceu?”, as quais possibilitam uma narrativa mais livre dos fatos. Depois que o seu cliente terminar de narrar, pergunte se ele lembra de mais alguma coisa e se quer acrescentar mais alguma coisa.

    Quando você recebe uma intimação para comparecimento em delegacia para prestar depoimento à autoridade policial, é necessário comparecer, a intimação é uma ordem e não poderá ser desconsiderada, você poderá ir sozinho, mas o ideal é que você compareça acompanhado de um advogado criminalista.

    É comum que o enfrentamento seja grande durante a audiência, tanto entre os advogados quanto entre estes e o juiz.

    1. A importância de manter a postura durante a audiência judicial.
    2. 1- Trate a todos com respeito.
    3. 2- Quebre a tensão das audiências.
    4. 3- Não bata boca com o juiz, nem com o outro advogado.

    Brasília, 13/05/2009 – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter a proibição para a entrada de pessoas trajando calção, short, bermuda, camiseta regata, minissaia, miniblusa, “blusa com decote acentuado”, chapéus e bonés em dependências judiciárias.

    Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras. Grande parte das pessoas num terreiro estarão descalças, mas isto pode variar de terreiro para terreiro. Mas esteja preparada para a necessidade de tirar os sapatos antes de entrar no local.