“ Iniciar-se na Filosofia e Sociologia, é abrir a alma para o mundo interior do nosso JUÍZO, de nossa vontade e de nossas fantasias. Um mundo nem sempre é fácil de se entender, porque é AMBÍGUO,CONTRADITÓRIO e IMPRVISÍVEL . . . , mas sempre fascinante. E depois, com a alma aberta, olhar para o exterior e ver o que antes, por limites de olhares estreitos, não podia ser visto ou compreendido.
Entender as relações do ser humano consigo mesmo, com seus desejos, sonhos e emoções, as relações do homem/ser humano com seus semelhantes e com seu ambiente, fazem parte do crescimento necessário.
Assim, sem dúvida alguma, ELAS tem um papel importante nesse DESPERTAR da CONSCIÊNCIA de um ser humano integral e na maior parte das vezes, mais do que dá respostas, o iniciar-se nesse novo modo de CONHECER o/a levará a questionar os caminhos, nem sempre serenos de sua ALMA.
Mas, o mais importante, não serão as suas respostas obtidas, e sim o ato de abrir-se para uma constante indagação.” / Texto-fonte do Livro – Um outro olhar.
QUESTÕES SOBRE O TEXTO ACIMA:
1. Veja as palavras em negrito e/OU sublinhadas (no texto) e procure o significado delas;
2. O que pode nos acontecer, ao iniciarmo-nos na Filosofia e Sociologia?
3. Veja e leia o 2º. Parágrafo – você acha que se refere + a Filosofia ou a Sociologia? Por quê?
4. E no último parágrafo, se refere a qual das Disciplinas ? Por quê?
5. Revendo TODO o texto, que parágrafo você mais gostou?