A Crise dos Mísseis resultou da descoberta que o serviço de inteligência dos EUA fez do projeto soviético de instalação de uma base de lançamento de mísseis com ogivas nucleares na ilha.

Qual foi a crise dos mísseis em Cuba?

Ouça o texto abaixo! A crise dos mísseis de Cuba se iniciou em outubro de 1962 e ficou marcada por ser um período de grande tensão diplomática entre Estados Unidos e União Soviética. O estresse se deu por conta da descoberta de uma base de mísseis soviéticos que estava em construção em Cuba.

Por que a crise dos mísseis foi o momento mais tenso da Guerra Fria?

Tratou-se do maior momento de tensão entre as duas grandes superpotências políticas e militares da época, Estados Unidos e União Soviética; tensão esta gerada pela instalação de mísseis balísticos nucleares, por parte da URSS, em solo cubano (portanto, próximo do território estadunidense).

Como foi a Revolução Cubana resumo?

A Revolução Cubana foi um movimento que derrotou o governo Fulgêncio Batista e encerrou a interferência norte-americana na ilha, aproximando-a da União Soviética. Os principais líderes da Revolução Cubana foram: Fidel e Raul Castro e Ernesto Che Guevara.

Quais foram os motivos que levaram a Guerra Fria?

As causas da Guerra Fria foram as disputas e os conflitos pós-Segunda Guerra Mundial, principalmente a divisão do mundo entre duas potências que despontaram: URSS, socialista, e EUA, capitalista. Uma das suas principais características foi a polarização.

A Crise dos Mísseis de Cuba

O que os EUA fizeram com Cuba?

Os Estados Unidos impuseram um embargo de armas a Cuba em 14 de março de 1958, durante o conflito armado entre rebeldes liderados por Fidel Castro e o regime de Fulgencio Batista.

Porque EUA atacou Cuba?

A invasão da ilha cubana por tropas comandadas pelo governo dos EUA foi uma tentativa de desestabilizar o regime recém-instaurado por Fidel Castro, tentando garantir os interesses financeiros dos estadunidenses na ilha.

Como a Revolução Cubana chegou ao fim?

A revolução cubana colocou um fim ao governo ditatorial de Fulgêncio Batista e, com ele, terminou com a política de entreguismo que mantinha o país como quintal dos Estados Unidos, desde a explosão do encouraçado norte-americano USS Maine, ancorado no porto de Havana, capital cubana, no ano de 1898.

O que foi a Crise dos Mísseis e como terminou?

A crise acabou no final de novembro. Foto aérea mostrando a presença de mísseis soviéticos (direita, superior) em território cubano. Ação soviética quase resultou numa guerra nuclear entre as duas potências. A Crise dos Mísseis de Cuba terminou com um acordo entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Qual é a expectativa de vida em Cuba?

Segundo uma pesquisa realizada pelo governo, Cuba possui uma expectativa de vida de aproximadamente 78 anos.

Qual era o objetivo dos Estados Unidos ao impor um embargo econômico a Cuba?

O embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba, em 1962, teve como objetivo enfraquecer a economia cubana para minar o governo de Fidel Castro, sendo essa uma estratégia da Guerra Fria para conter a influência comunista na região.

O que marcou a Revolução Cubana?

O ponto de partida para a Revolução Cubana foi o ataque contra o Quartel de Moncada no dia 26 de julho de 1953. Esse quartel do exército cubano era um arsenal de armamentos, e o ataque aconteceu com uma guerrilha liderada por Fidel Castro e formada por pouco mais de uma centena de homens.

Quem foi o inventor do míssil?

O engenheiro alemão Wernher von Braun, considerado o pai dos mísseis nazistas V2, teve também um papel importante na construção do foguete Saturno 5, que auxiliou a missão Apollo 11, tripulada pelos astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, a pousar na Lua em 20 de julho de 1969.

Quando Cuba foi invadida?

A Invasão da Baía dos Porcos (conhecida em Cuba como La Batalla de Girón) foi uma tentativa frustrada de invadir a costa sudoeste de Cuba empreendida em abril de 1961 por um grupo paramilitar de exilados cubanos anticastristas (a chamada Brigada de Asalto 2506).

Por que Cuba é comunista?

Para a grande maioria do povo cubano, o Estado socialista era a pré-condição para resguardar as conquistas da Revolução e de resolver a crise, e comprometer-se com a Revolução era o equivalente a garantir a continuidade da independência, das conquistas e das proteções sociais.

Qual é a situação atual de Cuba?

Cuba inicia o ano de 2024 com sérios e persistentes problemas econômicos dos quais o país vem tentando se recuperar desde, pelo menos, a crise gerada pela pandemia em 2020: uma contração na atividade econômica, inflação acima dos 30% e episódios recorrentes de escassez de combustível e outros produtos.

O que é produzido em Cuba?

A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários, por isso a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suinos.

Quando Cuba se tornou independente dos Estados Unidos?

Cuba tornou-se independente em 1898, a partir do apoio dos EUA contra a Espanha, e desde então tornou-se uma espécie de quintal dos EUA, onde inúmeros negócios norte-americanos se desenvolviam com lucros altíssimos às custas da exploração da economia cubana.

Qual o interesse dos EUA na independência de Cuba?

Independência de Cuba

Os EUA tiveram interesses na região desde antes da independência cubana, de forma que até mesmo chegou a propor a compra da ilha, em 1852. No entanto, foi só depois da Guerra Hispano-Americana, em 1898, que Cuba se viu livre do domínio espanhol – para cair no controle dos EUA.

Qual é o significado de URSS?

URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, um Estado socialista que existiu de 1922 a 1991, abrangendo grande parte da Eurásia. A URSS foi composta por 15 repúblicas socialistas e foi liderada pelo Partido Comunista da União Soviética.

Qual é o maior símbolo da Guerra Fria?

Em 13 de agosto de 1961, a construção do Muro de Berlim, na Alemanha, surpreendeu a população. O marco divisor entre Alemanha Ocidental e Oriental foi mantido por 28 anos e se tornou símbolo da Guerra Fria.