A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos. Eles perdem a forma de disco, ficando enrijecidos e deformados, tomando a forma de foice – daí vem o nome da doença.
O que causa a anemia falciforme?
O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
Como se pega anemia falciforme?
A anemia falciforme é uma condição inata: as pessoas nascem com a doença e ela persiste por toda a vida. É causada por um gene anormal. Para ter a doença, as pessoas precisam receber o gene anormal de sua mãe e de seu pai. O gene anormal passado por apenas um dos pais é chamado de “traço falciforme”.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?
Hemácia falciforme
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.
Qual o tratamento ideal para anemia falciforme?
Além da terapia com hidroxiureia, o PCDT também recomenda o tratamento profilático com fenoximetilpenicilina potássica, benzilpenicilina benzatina ou eritromicina para prevenção de infecções bacterianas13.
ANEMIA FALCIFORME | Biologia com Samuel Cunha
É grave anemia falciforme?
A anemia falciforme é a mais grave e prevalente entre as doenças falciformes. Ela ocorre quando a criança herda, tanto do pai quanto da mãe, o gene para produzir a hemoglobina S (Hb S) no lugar da hemoglobina normal (hemoglobina A ou Hb A), resultando na forma Hb SS.
O que uma pessoa com anemia falciforme não pode fazer?
As pessoas que têm anemia falciforme devem tentar evitar atividades que reduzam a quantidade de oxigênio no sangue e procurar ajuda médica imediata mesmo quando apresentarem doenças de menor relevância como, por exemplo, infecções virais.
Qual órgão a anemia afeta?
No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.
Quais são as sequelas da anemia falciforme?
A anemia falciforme pode causar inúmeras complicações, como úlceras de perna ou crises álgicas (dor ocasionada pela obstrução do fluxo sanguíneo) e até acidentes vasculares cerebrais (AVCs). “Essas complicações se agravam nas mulheres gestantes”, alerta Marcela.
Quem tem anemia falciforme pode ter leucemia?
Você já ouviu falar que uma anemia mal curada pode evoluir para leucemia? Esse mito não obedece à lógica científica, pois anemia e leucemia são doenças diferentes, que não exercem influência uma sobre a outra.
Como é a dor de anemia falciforme?
Correspondem à principal causa de internação nos pacientes adultos de anemia falciforme. A dor atinge com maior frequência os ossos e as articulações, mas pode se manifestar em qualquer parte do corpo. O paciente pode sentir dores intensas nos ombros, quadris, joelhos, tornozelos e no abdome.
O que piora a anemia falciforme?
O vírus infecta as células precursoras dos glóbulos vermelhos, na medula óssea. Infecção A infecção é, ainda, a principal causa de mortalidade no paciente com anemia falciforme, além de ser também causa ou gatilho para todos os tipos de crises que citamos acima.
Qual o nome do exame que detecta anemia falciforme?
A detecção da anemia falciforme é feita por meio de um exame chamado eletroforese de hemoglobina. Além disso, o diagnóstico pode ser realizado logo nos primeiros dias de vida com o teste do pezinho.
Qual o tipo de anemia falciforme mais grave?
Quando uma pessoa tem dois genes de hemoglobina S (Hemoglobina SS), a doença é chamada de Anemia Falciforme (AF). Este é o tipo mais comum e, geralmente, o mais grave.
O que uma pessoa com anemia falciforme não pode comer?
Evitar misturar alimentos ácidos – com vitamina C como: laranjas, limão, ananás, kiwi, com alimentos ricos em ferro, uma vez que a sua combinação aumenta a absorção do ferro no organismo. A Anemia Falciforme é uma doença que afeta os glóbulos vermelhos do sangue.
Que tem anemia falciforme pode ter filhos?
A doença falciforme não é contraindicação para gravidez. As pacientes que dese jarem utilizar métodos de contracepção devem ser orientadas pelo ginecologista. Reco mendase o uso de acetato de medroxiprogesterona 150MgIM com intervalos de três em três meses ou anticoncepcional oral com progestágeno contínuo.
Quem tem anemia falciforme vive muito?
Se bem tratada, a expectativa de vida é a mesma da população geral. Só tomar cuidados com o frio, desidratação e infecções.
Quem tem anemia falciforme pode levar uma vida normal?
Em casos brandos, como no traço falciforme, a vida é praticamente normal, sendo que o paciente pode se sentir cansado ao exercício fisico ou em doencas agudas (pois tem sempre uma anemia leve) e deve ser orientado a fazer um aconselhamento genético quando planejar ter filhos (para evitar que eles tenham anemia …
Quem tem anemia falciforme pode viver normal?
A pessoa que vive com o traço falciforme pode ter uma condição de vida normal, muitas vezes o paciente nem sabe que possui a alteração genética. O médico Felipe Magalhães Furtado, hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, explica a importância do tratamento e como ele pode ajudar na melhoria da qualidade de vida.
Quais são as dores causadas pela anemia?
- Fadiga e fraqueza;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça;
- Tontura, especialmente ao levantar-se;
- Vertigem;
- Zumbido nos ouvidos;
- Desmaios;
- Falta de ar, especialmente aos exercícios físicos;
Quais são os primeiros sinais de anemia?
Os sintomas da anemia costumam estar associados com a sensação de cansaço, tontura, palidez, entre outros. A condição ocorre quando a hemoglobina, um tipo de proteína presente no sangue, está abaixo do normal, impedindo que o oxigênio seja corretamente transportado aos órgãos do corpo.
Quais as dores causadas por anemia?
A anemia falciforme é mais comum em indivíduos negros. Como manifestações da anemia falciforme, podemos citar dores no corpo, em especial ossos e articulações, devido à obstrução dos vasos; inchaço em mãos e pés; e surgimento de feridas na pele.
Quem sofre de anemia falciforme pode se aposentar?
Pessoas com doença falciforme podem ter direito a benefícios previdenciários, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) e a Aposentadoria por Invalidez.
Qual a diferença entre doença falciforme é anemia falciforme?
Na anemia falciforme a hemoglobina produzida é anormal e é chamada de S. Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.
Qual é a diferença entre anemia e anemia falciforme?
Fabiana explicou que a anemia ferropriva e a falciforme são diferentes, já que a ferropriva precisa da absorção do ferro e na falciforme a pessoa já nasce com essa predisposição. Os alimentos ricos em acido fólico como peixes, abacaxi, aveia São muito importantes.