Exclusão social é um problema que dificulta a inserção de diversas pessoas na sociedade, tornando-as marginalizadas. Indivíduos que moram em bairros degradados, não possuem acesso às escolas de qualidade e não têm condições de utilizar o transporte público, assim, acabam não tendo as mesmas oportunidades que o resto da população. Esse é um dos principais fatores de exclusão social. Por isso, essas pessoas não conseguem melhorar de vida, sem precisar enfrentar diversas dificuldades impostas pela sociedade. Esse problema social pode surgir em bairros marginalizados, em comunidades afastadas e nas mais diversas situações. Além disso, a exclusão social dá-se de várias formas, seja através da economia, da política ou em âmbito social.
A partir das ideias expressas no texto, conclui-se que, a exclusão social:

Diz respeito também ao consumo da população marginalizada. Por exemplo, essas pessoas muitas vezes não conseguem comprar um telefone, que é um dos principais meios de comunicação entre os membros de uma comunidade, facilitando o processo de exclusão desses indivíduos na sociedade.

Não ocorre com os jovens, afinal, essas pessoas possuem diversas oportunidades de começar uma grande carreira, formar uma família e fazer um grande futuro.

Acontece apenas em situações de cenário urbano, pois as pessoas que vivem no meio rural têm um estilo de vida igualitário, e possuem amplo acesso a diversos serviços, como o de transporte e o de saúde.

Não é afetada pela quebra das relações familiares e amorosas, ou até mesmo pelo desemprego. Isso porque apenas o Estado é responsável pela geração da exclusão social.

Não possui relação com a alta taxa de criminalização. Afinal, os problemas relacionados a delitos e infrações estão ligados somente às questões econômicas de um país.