Você é uma pessoa bem relacionada em sua cidade. Possui muitos amigos no ambiente de trabalho, na faculdade onde estuda, mantém amizades de infância e amigos da rede de voluntários da cidade da qual faz parte. Há determinado tempo, depois de severas chuvas na cidade, e sensibilizado com a situação de alguns bairros da periferia que foram atingidos, você se apresentou para ajudar a equipe de voluntários da cidade. A satisfação em ajudar foi tão grande que acabou ficando no grupo. Hoje é um ator social muito respeitado na sociedade.
Com base nessa situação, utilizando seus conhecimentos, explique o que é solicitado a seguir.
1) O que é um problema social?
2) Qual a importância da compreensão do problema para a conscientização do indivíduo e para a elaboração dos objetivos dos movimentos sociais?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO (RESPOSTA)

1) Problema social pode ser entendido como uma situação que causa mal-estar, insatisfação e consequências negativas a alguém, a uma comunidade e a sociedade de forma geral.

2) Compreender o problema e sua origem é fundamental para a formulação dos objetivos dos movimentos sociais, pois permite identificar quais opções têm chance de funcionar. Do contrário, existe o risco de se chegar a uma visão distorcida da situação e consequentemente a elaboração de objetivos equivocados. A conscientização é fundamental para o surgimento do sentimento de pertencimento social, assim, compreender o problema motiva o processo de conscientização, principalmente quando é entendido como um problema coletivo e não somente individual.