“A vida surgiu em uma atmosfera bem diferente da atual. Não havia oxigênio na atmosfera. Era uma atmosfera redutora, ou seja, que não oxidava as coisas. Naquele período ferro não se oxidava, ficava apenas preto. Hoje, ferro oxida, fica marrom, se degrada. Naquela atmosfera primordial predominavam gases como o metano, o gás carbônico e o amoníaco (atmosfera de Oparin e Haldane, hoje de composição revista por análises atuais). Quando a vida produziu o fenômeno da fotossíntese, que tem como subproduto o oxigênio, este aos poucos foi oxidando o amoníaco, o gás carbônico, o metano, e deu origem a esta atmosfera que temos hoje, com uns 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e apenas um por cento de outros gases. Desde que a fotossíntese transformou aquela primeira atmosfera na segunda, as coisas têm se mantido estáveis durante cerca de dois e meio ou três bilhões de anos. Se não fosse assim, a vida teria acabado há muito tempo.” (Parte extraída de texto redigido por Ney Gastal a partir de entrevista com José Lutzenberger publicada no Jornal RS, em janeiro de 1989.)
“A vida surgiu em uma atmosfera bem diferente da atual. Não havia oxigênio na atmosfera. Era uma atmosfera redutora, ou seja, que não oxidava as coisas. Naquele período ferro não se oxidava, ficava apenas preto. Hoje, ferro oxida, fica marrom, se degrada.”
Nesse trecho existe uma afirmação de que em um período passado o ferro não oxidava e hoje ele oxida. Como essa afirmação pode ser feita, mesmo que nós não tenhamos participado desse cenário?
Escolha uma:
a. NENHUMA DAS ALTERNATIVAS.
b. Hoje conseguimos datar minerais com processos em que são utilizados métodos confiáveis para determinação do tempo de origem de fósseis, portanto por meio da análise de fósseis de animais presentes em rochas antigas e a verificação de que esses animais não apresentavam sinais de oxidação, podemos afirmar tal fato.
c. Podemos afirmar tal fato por meio de análise das rochas atuais e da atmosfera de tempos primitivos, através de bolhas de ar aprisionadas em blocos de gelo, que solidificaram na época em que não havia oxigênio na atmosfera.
d. Hoje conseguimos datar minerais com métodos confiáveis para determinação do tempo de origem de rochas, e através da análise de rochas antigas e a verificação de que esses minerais não apresentavam sinais de oxidação podemos afirmar tal fato.
e. Pela análise da hemoglobina de seres primitivos e a constatação da não oxidação dessas moléculas, pois o sangue desses animais era apenas escurecido e não vermelho como o sangue dos animais de hoje, podemos afirmar tal fato.