1) Considerando seus conhecimentos sobre a filosofia antiga. Assinale a alternativa INCORRETA: A) Foi na Grécia Antiga que surgiu a Filosofia, a partir da ruptura com as crenças mitológicas.
B) O diálogo era valorizado na Grécia Antiga, pois era através dele que os cidadãos gregos decidiam sobre o futuro da cidade.
C) Era através do diálogo que Sócrates ensinava a Filosofia aos seus discípulos.
D) Os filósofos buscavam o conhecimento através da crença nos deuses e suas mitologias.
E) A dialética é um método que consiste na troca de ideias através do diálogo, que permite que através da exposição de ideias opostas ou contrárias se chegue à verdade.

2) Sobre a noção de ética, julgue com CERTO ou ERRADO as afirmativas a seguir:

A) Segundo o filósofo Aristóteles, a qualidade moral é um fator que distingue os seres humanos de outros animais, sendo esta expressa, por exemplo, no sentimento humano que diferencia o justo do injusto.
B) A investigação sobre a ética busca revelar uma conduta universal aos indivíduos, ainda que ideal, através da investigação do que é a moral.
C) Uma conduta ética desconsidera o bem da sociedade como um todo e a responsabilidade e consciência dos humanos em suas ações e decisões.

3) Sobre o renascimento, julgue com CERTO ou ERRADO as afirmativas a seguir :

A) No período chamado de Renascentista pudemos observar uma mudança de mentalidade, muito influenciada pelo humanismo e pelo racionalismo.
B) A formulação de Nicolau Copérnico, chamada de Teoria Heliocêntrica, atingia diretamente a concepção medieval, por afirmar que o centro do universo não era o planeta Terra, mas sim o Sol.
C) A invenção da prensa possibilitou que um maior número de leitores tivessem acesso aos livros clássicos gregos e romanos, o que desfavoreceu o desenvolvimento do humanismo.

4) Sobre os seus conhecimentos sobre o iluminismo, julgue com CERTO ou ERRADO as afirmativas a seguir :

A) As máximas iluministas de liberdade e igualdade entre os homens, a defesa da propriedade privada e a tolerância de crença e pensamento, foram fundamentais para a ascensão da classe burguesa ao poder político.
B) O século das Luzes, outro nome para o período iluminista, não teve influência da revolução científica moderna.

5) (ENEM 2012) Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado)

A) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
B) o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
C) a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma.
D) a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento.
E) a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão.