A história natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo as interrelações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou qualquer outro lugar, passando pela resposta do hospedeiro frente a doença até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Considerando o texto supracitado, julgue as afirmativas a seguir:

I. Determinantes do tipo primários são os fatores que exercem maiores efeitos na indução da doença, sendo, portanto, causas necessárias para a ocorrência de uma determinada doença.

II. O transporte rodoviário é o meio mais comum de condução de animais de corte para o abate, quando realizado em condições desfavoráveis, pode provocar a morte dos animais ou conduzir a contusões, perda de peso e estresse nos mesmos, neste caso, o transporte inadequado pode ser classificado como um determinante intrínseco e associado ao hospedeiro.

III. A febre aftosa é uma das enfermidades animais mais contagiosas e pode causar importantes perdas econômicas. Trata-se de uma doença viral provocada por vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovírus. Nesse caso, o agente etiológico envolvido é dado por determinante primário.

IV. A síndrome de hipomagnesemia acomete bovinos e é caracterizada por apresentar sinais clínicos de tremor, tetanias, crises convulsivas, irritação, vômitos e anorexia, podendo ocorrer em detrimento de determinantes classificados como secundários, tais como nutrição inadequada, animais em lactação, tratamento com medicações com inibidor da bomba de prótons (antiácidos estomacais), entre outros fatores.

V. Os determinantes clima, estressores, alérgenos, venenos, são classificados do tipo extrínsecos ou exógenos.

É correto apenas o que se afirmar em: