“Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os gregos puseram a serviço do seu problema último - da origem e essência das coisas - as observações empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo de submeter ao pensamento teórico e causal o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.” (W. Jaeger. Paideia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 197.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, considere as afirmativas a seguir:

I - Embora reconheçamos a importância de sábios que viveram no Oriente no século VI a. C., suas doutrinas não eram propriamente filosóficas porque funcionavam como uma sabedoria vinculada a aspectos práticos do comportamento humano, e não propriamente teóricos ou argumentativos.
II - Mesmo que seja considerada como uma criação dos gregos, a filosofia se origina verdadeiramente no Oriente, especificamente no século VIII a. C., sob o influxo da religião e apenas posteriormente, no século VI a. C., chega à Grécia.
III - A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, uma nova forma de pensamento plenamente racional desde suas origens.
IV - Como pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma lenta e gradual.
V - Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
VI - Os primeiros filósofos gregos, mesmo quando sofriam influências religiosas, problematizavam a realidade, procurando explicitar o princípio constituinte de todas as coisas.

Estão corretas as afirmativas:
A) I, II, III, IV. V e VI
B) I, II e III
C) III, IV, V e VI
D) I, IV e VI
E) I, II, III, IV e V