As oscilações são movimentos periódicos e estão presentes em várias aplicações do nosso cotidiano. podemos citar o funcionamento de aparelhos como o alto-falante e o microfone. a ocorrência dos terremotos também está relacionada com os efeitos provocados pelos movimentos periódicos. por isso, seu estudo é de grande importância para as áreas das engenharias.
considere um oscilador linear composto por um bloco de massa igual a 0,500 kg ligado a uma mola elástica disposta na horizontal conforme a figura a seguir. o oscilador passa a se movimentar com uma amplitude de 35,0 cm e repete o seu movimento a cada 0,500 s. suponha que o atrito entre o bloco e a mesa e a resistência do ar sejam desprezíveis. considere que no ponto o a mola está no seu estado relaxado (não sofre deformação) e que o bloco inverte o sentido do movimento nos pontos a e b.

nessas condições, leia com atenção os itens a seguir, resolva-os de forma detalhada e apresente todas as justificativas necessárias.

a) qual é a frequência do movimento (em hz)? (25%)

b) qual é a constante elástica da mola? (25%)

c) determine o módulo da velocidade máxima do bloco. em qual(quais) ponto(s) do movimento o módulo da velocidade atinge o seu valor máximo? justifique. (25%)

d) a energia mecânica é conservada nesse movimento? justifique a sua resposta e explique as transformações de energia que ocorrem durante as oscilações. (25%)