Olhando para trás, especialmente nos séculos 19 e 20, as novas tecnologias exerceram um grande papel de mudança nos negócios e na forma de emprego de inúmeras pessoas. Boa parte delas trabalhavam na lavoura quando algumas máquinas foram introduzidas, forçando--as a se movimentarem em direção ao setor industrial.

Não tardou e um novo movimento foi observado nas indústrias quando a automatização delas fez com que os trabalhadores fossem deslocados para o setor de serviços. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50 nos Estados Unidos o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%.

Ao considerar as inovações tecnológicas no mundo do trabalho e suas relações com a qualidade de vida, verifica-se que:

A
as novas atividades produtivas decorrentes dos avanços técnicos garantiram a diversificação dos mercados de trabalho em todo o mundo, eliminando o desemprego.

B
a infraestrutura científica e tecnológica não é acessível para todos, fato que se verifica amplamente em países periféricos, mas também ocorre em países centrais.

C
a enorme eficiência econômica nos países centrais aboliu a exploração dos trabalhadores e eliminou o desemprego, livrando tais países da pobreza e da miséria.

D
os avanços técnicos promoveram o equilíbrio entre países hegemônicos e países periféricos, garantindo a redução de disparidades socioeconômicas mundiais.

E
o uso de sistemas técnicos sofisticados proporcionou o aumento da produtividade econômica, garantindo o aumento global de direitos humanos e trabalhistas.

Ajuda Aee é pra amanhã véiii