Menu

1) a partir da década de 1990, pesquisadores como selva guimarães fonseca, circe bitencourt e andré chervel,

1) a partir da década de 1990, pesquisadores como selva guimarães fonseca, circe bitencourt e andré chervel, passaram a debater sobre questões relacionadas ao ensino da história, levando-nos a repensar sobre conceitos e posturas teóricas e metodológicas. a respeito dessa questão, analise as afirmativas abaixo: i) os pesquisadores começaram a apontar a escola não como espaço de transmissão de informação, mas como local de produção de conhecimento histórico. ii) foram apresentados argumentos reforçando a ideia de que os saberes escolares são inferiores aos saberes acadêmicos. iii) considerou-se que a escola possui especificidades e elementos que a integram e que fazem parte da cultura escolar. está correto o que se afirma em: alternativas: a) apenas i e ii. b) apenas ii e iii. c) apenas i e iii. d) apenas ii.

1 Resposta
0

I) Os pesquisadores começaram a apontar a escola não como espaço de transmissão de informação, mas como local de produção de conhecimento histórico.

Correto. Os pesquisadores tem apontado uma diferente relação na condução das práticas educacionais, entendendo a escola com espaço de criação, e não só de reprodução de conhecimento.

II) Foram apresentados argumentos reforçando a ideia de que os saberes escolares são inferiores aos saberes acadêmicos.

Falso. A ideia é que o saberes não podem ser alocados em escalas hierárquicas.

III) Considerou-se que a escola possui especificidades e elementos que a integram e que fazem parte da cultura escolar.

Correto. Na medida em, que possuí sua própria cultura, a escola também contribui para a construção de conhecimento histórico.

abraços!