Menu

1) cada sociedade elabora seu próprio conjunto de regras, com objetivo de se organizarem entre si. as diferenças

1)

cada sociedade elabora seu próprio conjunto de regras, com objetivo de se organizarem entre si. as diferenças culturais são consideradas mecanismo universal, adotado como referência para conhecer ou julgar o grupo social diferente daquele que participamos. de maneira mais específica, constantemente esse contexto, permeia a rotina escolar, gerando conflito ou enriquecimento das relações sociais. a atitude de interpretar a diferença como desigualdade pode inclusive provocar a discriminação, bem como, outras interferências indesejáveis nos grupos. o enunciado apresentado acima, de maneira clara, trata sobre a cultura entendida como:

alternativas:

a)

um produto histórico que se transforma ao longo do tempo valorizando diferentes linguagens, tais como: arte, música, trabalho intelectual, etc.
b)

conjunto de códigos que individualiza a ação coletiva do grupo, incentivando cada qual a se destacar e competir entre si.
c)

um processo que acontece de maneira ocasional ou imediatista, propiciando invenção e ressignificação de maneira rotineira.
d)

mecanismo criado pela sociedade para dissipar a memória coletiva e reafirmar o espírito competitivo de determinado grupo social.
e)

artefato que privilegia unicamente o saber dos grupos considerados alfabetizados.

1 Resposta
0

A alternativa correta é a B.

O texto define a cultura como um conjunto de códigos e ações individuais, mutáveis com o passar do tempo, com os mecanismos de conhecimento e julgamento do grupo social que se participa.  

Assim, constantemente existem conflitos, porque durante a escola o que existe é a fase de interpretar as diferenças, que não devem ser lidas como desigualdades para não provocar discriminação.