1-Quais elementos compõem as causas para a queda da Monarquia brasileira? 2-A produção cafeeira montada no Vale do Paraiba caracterizava-se por um sistema de uso da terra no qual as matas e capoeirões substituiram a adubação do solo. Assim, a possibilidade, ao longo do tempo, de continuidade ou ampliação da produção existia em função direta da quantidade de solo virgem. O uso continuado criava, nas fazendas, três tipos de terreno, que tinham, por sua vez. diferente valor: as terras em pasto, resultado de antigos cafezais improdutivos e, portanto, menos valorizadas; os cafezais, que, dependendo da sua idade, possuíam maior valor; as matas, tipo de terreno mais valorizado, pois definiam as possibilidades de futuro da produção.
Segundo o fragmento de texto, como se deu a expansão da cafeicultura no Segundo Reinado brasileiro

3-O Segundo Reinado, preso ao seu contexto histórico, não foi capaz de dar resposta as novas exigências de mudanças. Quando se analisa a desagregação da ordem monárquica imperial brasileira, percebe-se que ela se relacionou principalmente com a:
a) estrutura federativa vigente e a conspiração tutelada pelo exercito.
b) bandeira do socialismo levantada pelos positivistas.
c) eliminação da discriminação entre brancos e negros.
d) abolição da escravidão e o desinteresse das elites agrárias com a sorte do Trono.

4-O transporte ferroviário no Brasil, da segunda metade do Século XIX ao inicio do Século XX, mereceu prioritariamente o interesse estatal e particular. As condições históricas relacionadas com a ampliação da rede em ritmo crescente foram:
a) expansão da cafeicultura, principalmente em São Paulo, e o escoamento da produção para o exterior.
b) reservas de minério de ferro, do quadrilátero ferrifero, pouco acessiveis e demasiado distantes dos centros urbanos mais expressivos.
c) politicas de industrialização e de reflorestamento.
d) capitais externos em busca de lucros para a industria automotiva e para as empresas distribul doras de petróleo.