Menu

2) A revolução de 1930 deu início a uma nova etapa de nossa história política, que estendeu-se até

2) A revolução de 1930 deu início a uma nova etapa de nossa história política, que estendeu-se até 1945. Este período foi marcado pela liderança política de Getúlio Vargas. Sobre este período, apenas uma alternativa não está apropriada. Assinale-a. a) Em 1932, eclodiu em São Paulo, a Revolta Constitucionalista. Os paulistas declararam guerra ao governo federal. b) A Constituição de 1934 reconheceu direitos trabalhistas: jornada de trabalho de oito horas diárias e férias anuais remuneradas. c) Essa revolução, de 1930, representava os interesses políticos dos cafeicultores paulistas e das oligarquias nordestinas.

1 Resposta
0

1. a)

2. c)

3.d)

4.d)

A-(F)Voto aberto para maiores de 21 anos;o que dificultava a prática da corrupção eleitoral,tão comum ás décadas anteriores.

Falso. A Constituição de 1934 instituiu o voto secreto para maiores de 18 anos.

B-(V)Voto femino:ganhando o direito de voto,as mulheres passavam a ter importância cada vez maior na política.

Correto. As mulheres poderiam votar a partir das eleições que seguissem a instituição da Constituição acima denominada.

C-(V)Justiça eleitoral:tinha como objetivo zelar pelas eleições.

Correto. A Constituição de 1934 previu a criação da Justiça Eleitoral, para garantir a integridade das operações eleitorais.

D-(V)Ensino primário gratuito,de frequência obrigatória;

Correto.  A Constituição de 1934 já garante a obrigatoriedade do Ensino primário gratuito.

E-(V)Direitos trabalhistas:foram reconhecidos direitos como jornada de trabalho de 8 horas,descanso semanal remunerado,férias anuais remuneradas,entre outros.

Correto.  A Constituição de 1934 garantiu uma série de direitos trabalhistas que até hoje moldam o modelo brasileiro de trabalho. Uma das principais metas era reduzir conflitos latentes entre trabalhadores e empresários e manter a paz social.

Explicação: