Menu

8. (UNICAMP-SP) Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I. declarou em 1540: (0

8. (UNICAMP-SP) Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I. declarou em 1540: (0 - 0,5)
"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este
dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral.
São Paulo: Scipione, 1991.) (1.0)
Porque outros países contestavam a divisão do Tratado de Tordesilhas?
a) Porque consideravam injusta a divisão das terras descoberta ser apenas entre os
reinos da Espanha e de Portugal
b) Porque consideravam que a divisão das terras devia ser referendada pelo voto popular
c) Porque acreditavam que apenas o papa tinha a devida autoridade decidir nessa
questão pois representava Deus na Terra.
d) Porque acreditavam que as Terras deviam pertencer apenas à Igreja.​

1 Resposta
0

1.Podemos dizer que as atividades que levaram à interiorização do território brasileiro, foram: A pecuária, considerando o século XVI, uma vez que para manter o gado afastado das plantações de cana-de-açúcar e evitar prejuízos para os produtores, os colonos adentraram na mata nordestina.

2.Ao longo de seu processo de instalação em terras brasileiras, Portugal teve que superar diversos empecilhos que tornavam a formação de regiões economicamente produtivas em uma árdua tarefa. Para tanto, teve que contar com a iniciativa de hábeis representantes de seu projeto, de índios que auxiliavam no reconhecimento do ainda desconhecido território e da própria Igreja Católica, que participou ativamente no desenvolvimento dos primeiros centros de colonização.

3.As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil. Monção é uma palavra de origem árabe (mauasin, que significa "estação do ano em que se dá determinado fato") e é como se chamam os ventos característicos do Sudeste Asiático. A nomeação foi escolhida por determinar o período entre o final de março e o início de junho, quando acreditavam ser a melhor época para uma expedição pelo Araritaguaba, quando o nível da águas dos rios era maior.A descoberta de ouro nas regiões do rio Cuiabá foi o que impulsionou as navegações que aumentaram a comunicação com Mato Grosso. Explicação: