Menu

Elabore um texto sobre o documentário revolução cubana, UERJ

Elabore um texto sobre o documentário revolução cubana, UERJ

1 Resposta

0

A Revolução Francesa trata-se do período em que uma série de mudanças foram possibilitadas em território francês, o que alterou de vez a política do país. Os acontecimentos deram início no dia 05 de maio de 1789, e seguiram até 09 de novembro de 1799.

A Revolução Francesa é considerada até os dias atuais como um dos mais importantes e revolucionários movimentos de toda a história da civilização, tanto que os seus ideais foram inspiradores para vários outros movimentos em todo o mundo, assim como a própria Inconfidência Mineira, em território nacional.

Diferentemente de outros movimentos da época, na Revolução Francesa a participação foi geral: dos podres e desempregados até os comerciantes de pequenos espaços, os camponeses, à nobreza e ao próprio clero, formato pelos abades, bispos, cônicos e pelos sacerdotes com menor poder aquisitivo.

REVOLUÇÃO FRANCESA

 

A Revolução Francesa foi o grande estímulo para dar-se início à Idade Contemporânea, e certamente uma das maiores vantagens do movimento foi acabar com a escravidão, com os direitos possibilitados pelo feudalismo e com a própria servidão. Sendo assim, a revolução proporcionou maior liberdade, assim como direitos tanto para a sociedade como para os indivíduos em particular.

Antes de que tudo isso pudesse acontecer, a França passou por muitos períodos de política turbulenta, como é o caso de governos de império, ditadura e monarquia constitucional.


OS PRINCIPAIS FATOS QUE MARCARAM A REVOLUÇÃO

Durante os 10 anos de Revolução muitos foram os fatores que marcaram esse período, o que inclusive influencia movimentos sociais até os dias de hoje.

Em 1787, antes mesmo do início da Revolução, houve a Revolta dos Notáveis. Foi a partir desse momento que a população começou a mostrar a sua insatisfação de forma popular.

Em 1789 ocorreu a Revolta do Terceiro Estado, além da Tomada de Bastilha e a própria criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Durante a formação da Assembleia Nacional Constituinte, devemos destacar que houve uma tentativa de reação por parte do rei Luís XVI. Porém, o povo continuou unido e inclusive, tomou conta das ruas de toda a cidade de País. O acontecimento mais marcante dessa fase certamente foi a criação do dilema da revolução, conhecido até os dias de hoje: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.

Em 1990, houve o confisco de todos os bens do Clero, já que grande parte dos mesmos foram comprados com a assistência do povo.

Em 1791 a Monarquia Constitucional foi estabelecida, e percebendo o perigo, o rei Luís XVI fugiu. Quando pego, foi preso também em 1991.

Em 1792 a França foi invadida tanto pela Prússia como Áustria, e por fim, houve um golpe de estado que tirou a França dessa situação: o golpe de Napoleão Bonaparte, que é popularmente conhecida como 18 de Brumário.