Os tentáculos do Estado [...] A repressão seguiu em todos os setores da arte. Em 1932, Stalin induziu o romancista Máximo Gorki a convocar um congresso para a criação da União dos Escritores Soviéticos. Aqueles que quisessem ganhar a vida como escritores tinham que se filiar a ela e atuar dentro das fronteiras regulamentares. Seu secretário era policial da censura literária. Com a filiação à União dos Escritores vinham benefícios atraentes: direito a dachas (casas de veraneio) e sanatórios, direitos autorais vultosos e prestígio oficial. Sindicatos e organizações profissionais eram administrados por camaradas sujeitos ao controle do partido e do governo. Para todas as ocupações profissionais, havia uma agência para lidar com elas: advogados, metalúrgicos, médicos e até ateus militantes. Os tentáculos do Estado deveriam ser onipresentes, tanto que o futebol e a ginástica e outros esportes ficavam sob os cuidados e o patrocínio do Estado. Passatempos inofensivos, tais como praticar esperanto ou filatelia, eram considerados subversivos. Por volta de 1937, os esperantistas passaram a ser rotineiramente presos, sob a acusação de serem espiões das grandes potências, filatelistas que colecionavam selos estrangeiros não tinham sorte melhor. O princípio básico que norteava essas ações era que pessoas que se reuniam sob o mesmo teto para tentar fruir qualquer tipo de atividade recreativa só podiam fazê-lo sob regulamentação do Estado. *esperanto: língua criada com o objetivo principal de servir a comunicações internacionais. Funcionaria como uma segunda língua para pessoas de todos os lugares do planeta. * filatelia: atividade de estudar, colecionar e classificar selos. Tendo como base o texto e seus conhecimentos, explique de que maneira o Estado stalinista procurou controlar os mais diferentes tipos de instituição.