Menu

ME AJUDEM DE ONDE VEM A EXPRESSÃO “SERÁ O BENEDITO”? De Minas, uai. Em 1933, Getúlio Vargas

ME AJUDEMDE ONDE VEM A EXPRESSÃO “SERÁ O BENEDITO”?

De Minas, uai. Em 1933, Getúlio Vargas estava indicando novos governadores, e chefes políticos mineiros temiam que o presidente nomeasse alguém indesejado. Para não desagradar seus apoiadores, dizia-se que o escolhido de Getúlio seria Benedito Valadares, jornalista, político local e candidato neutro. Muitos, surpresos com a provável escolha, que acabou acontecendo, perguntavam-se: “Será o Benedito?.

Assim, a questão ficou conhecida por expressar contrariedade, surpresa, desalento e perplexidade frente a acontecimentos inusitados.
3 - OS GÊNEROS TEXTUAIS APRESENTAM FINALIDADE COMUNICATIVA E ORGANIZAÇÃO RECORRENTES. PODEMOS AFIRMAR QUE O TEXTO “DE ONDE VEM A EXPRESSÃO 'SERÁ O BENEDITO'?” CONSISTE EM UM(A)
A)crônica, já que parte da narração e da descrição de um fato para explicar o significado de uma palavra ou expressão.
B)notícia, uma vez que a tipologia narrativa é utilizada para explicar o sentido de uma expressão por meio de uma história real.
C)texto informativo, pois se utiliza principalmente da tipologia expositiva para explicar o sentido de uma palavra ou expressão.
D)artigo de opinião, já que o autor se utiliza de estratégias argumentativas para explicar o sentido de uma expressão.
E)verbete de dicionário, pois apresenta o conceito ou significado de uma palavra ou expressão através da tipologia injuntiva(instrucional).
QUESTÃO 4 - LEIA a tirinha e OBSERVE que todas as alternativas estão certas, EXCETO:

A)A ALEGRIA é o sujeito do primeiro quadrinho.
B)A forma verbal SOU é um verbo de ligação.
C)Nas duas orações temos predicados nominais.
D)O sujeito do último quadrinho classifica-se como desinencial.
E)CONTAGIOSA e IMUNE são atributos do sujeito, ou seja, predicativos.


ME AJUDEMDE ONDE VEM A EXPRESSÃO “SERÁ O BENEDITO”? De Minas, uai. Em 1933, Getúlio Vargas esta

1 Resposta
0

a) Falso - A oração "que  acabou acontecendo" está isolada por vírgulas, logo é adjetiva explicativa. E a expressão "surpresos com a provável escolha" está isolada por vírgulas por ser um aposto explicativo.


b) Falso - Justamente pela oração adverbial ter sido deslocada para o início da frase, a vírgula é obrigatória.


c) Falso - A palavra "muitos" está isolada pela vírgula porque em seguida aparece um aposto explicativo: "surpresos com a provável escolha".


d) Verdadeiro - "Em 1933" é um adjunto adverbial de tempo. Está isolado por vírgula por aparecer no início do período, quando a sua posição natural seria no fim da frase.


e) Falso - Os dois-pontos estão sendo usados para anunciar uma fala. Então, não poderia ser substituído pelo travessão, que tem a função de marcar a fala do personagem.


Alternativa D.