Menu

Releia outro trecho da entrevista: CE: Quem são os maiores produtores de fakenews hoje?PF: Temos escritórios

Releia outro trecho da entrevista:CE: Quem são os maiores produtores de fakenews hoje?
PF: Temos escritórios e grupos que ganham dinheiro com as fake news, mas eles representam 30% da veiculação de informações falsas. A maior parte vem das pessoas que propagam pequenas mentiras, embasadas em ódio por não pactuarem com determinada ideologia, ou conteúdos inapropriados que visam à perseguição de determinados grupos ou indivíduos , por exemplo, o vazamento de fotos por bullying.

Observe a conjunção mas em destaque no trecho.
a) Que orações são ligadas por ela?

b) A conjunção mas, nesse contexto, não estabelece oposição entre as duas orações por ela conectadas, mas, sim, entre a primeira oração e uma conclusão a que se pode chegar a partir da informação veiculada pela segunda oração. Entre as expressões a seguir, indique a que corresponde a essa conclusão.
Esses escritórios veiculam informações falsas.
Esses escritórios produzem conteúdos inapropriados.
Esses escritórios não são os maiores produtores de fake news.
Esses escritórios não são os maiores produtores de fake news.​

1 Resposta

0

Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.