Menu

TEXTO TEATRAL: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (FRAGMENTO) SÍLVIA – É ... O que é que a gente vai fazer?LÚCIO

TEXTO TEATRAL: HUMOR E CRÍTICA - LUA NUA (FRAGMENTO) SÍLVIA – É ... O que é que a gente vai fazer?
LÚCIO – É um problema mesmo... Só que estou atrasadíssimo, depois você me liga
para dizer como é que resolveu pôr hoje.
SÍLVIA – Espera aí, Lúcio. Acho que você não entendeu ainda. A saída da Dulce é
um problema nosso e não apenas meu.
LÚCIO – Mas foi você que despediu a moça, você causou o problema, agora resolva
você, ora.
SÍLVIA – Ela extrapolou todos os limites, poderia ter sido com você, é como se ela
tivesse... pedido demissão. É um problema da nossa casa, a ser resolvido, portanto,
conjuntamente.
LÚCIO – Só que eu tenho a entrevista com os americanos às dez e meia e estou
atrasado.
SÍLVIA – Mas eu também tenho uma entrevista às dez e meia...
LÚCIO – Ah, você não vai querer me comparar agora essa sua entrevista com o meu
trabalho, vai?
SÍLVIA – Ah! A minha entrevista é uma frescura, apenas. O seu trabalho é muito
mais importante que o meu.
LÚCIO – Não é bem isso...
SÍLVIA – É? Diga. Responde, Lúcio. É mais importante?
LÚCIO – É! Pronto. Quis escutar, escutou, Sílvia. É claro que o meu trabalho é muito
mais importante do que o seu.
SÍLVIA – Pr quê?
LÚCIO – Porque ... Ora, não vamos agora começar uma discussão mesquinha. Eu
me nego a ser ridículo.
SÍLVIA – Pois eu proponho que o sejamos.
LÚCIO – Sílvia, eu estou atrasado, não tenho tempo para debates.
(Pega a pasta e vai em direção à porta da rua.)
SÍLVIA – Tem razão... Também estou atrasadíssima e não tenho tempo para
debates.
(Pega a sua pasta e também vai em direção à porta.)
LÚCIO – Quer parar de brincadeira? [...]
SÍLVIA – [...] Por que o seu trabalho é mais importante que o meu, Lúcio?
Leilah Assunção
Entendendo o texto:

01 – Como é comum nos textos teatrais, o desenvolvimento dos fatos e o
conhecimento sobre as personagens se dão por meio dos diálogos.
Compare as falas a seguir e associe-as aos locutores:
"Lúcio [...] depois você me liga para dizer como é que resolveu por hoje."
“Lúcio [...] você causou o problema, agora resolva você, ora."
"Sílvia [...] A saída da Dulce é um problema nosso e não apenas meu."
"Sílvia [...] É um problema da nossa casa. A ser resolvido, portanto, conjuntamente."
a) Como Lúcio se posiciona diante do problema que surgiu naquele dia?
b) Pela reação de Lúcia, o que ela não quer mais?

02 – No confronto de interesses entre os dois, o casal acaba discutindo sobre a vida profissional de cada um.
a) Que argumento básico Lúcio utiliza para convencer Sílvia de que o trabalho dele é mais importante do que o dela?
b) Para rebater o argumento do marido, Sílvia cita o exemplo da mãe dele. O que você acha que pode ter ocorrido com os pais de Lúcio?

03 – Releia estes trechos:
"[...] você ficou três meses aqui, só amamentando..."
"O meu trabalho pesa mais que o seu porque ele que é para valer..."
a) Que opinião Lúcio revela ter sobre a amamentação e sobre o trabalho de Sílvia?
b) Quais das afirmações a seguir confirmam sua resposta anterior?

04 – Releia esta fala de Sílvia:
"É que me divido tanto, são tantos os meus papéis, que chego a ficar confusa. É um
absurdo... como é que eu pude me confundir tanto assim? (Vai até a janela e diz em
voz baixa, para si mesma.) Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma,
o meu trabalho..."

a) Levante hipóteses: De que papéis Sílvia está falando?
b) No teatro, o pensamento precisa ser falado para que o público tome conhecimento dele. Assim, Sílvia "pensa alto" ao dizer para si mesma: "Aquilo lá é fuga, o importante está aqui, sou eu mesma, o meu trabalho...". Interprete: O que ela quer dizer com essa afirmação?

Fiz a pergunta da 5, 6, 7 e 8 também, clica no meu perfil pra responder as outras pra mim ,_,
Porque o limite é de 5000 caracteres, e aqui nessa pergunta tem 3870 caracteres.

1 Resposta

0

500.000 div 700 = 714,2857142857