Quando o assunto é distribuição de renda, o Brasil é destaque negativo nessa questão, sendo um dos países mais desiguais do mundo. A desigualdade social afeta todo o mundo, porém podemos afirmar que:

I - ( ) Pela lógica econômica, um país rico é obrigatoriamente um país com baixa desigualdade social, pois consegue dividir entre a sua população boa parte da riqueza que é gerada.

II - ( ) Segundo dados do IBGE oferecidos em nosso livro, 50% dos mais pobres da população arrecadaram em Média R$ 820,00 por mês e os mais favorecidos ganharam em média R$ 27.744,00 no mesmo período.

III – ( ) Em outro estudo, o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), realizado pelas ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU 2019), o Brasil está em SEGUNDO LUGAR em má distribuição de renda entre a sua população (concentra 28,3%), perdendo apenas para o CATAR (concentra 29%) quando analisado o 1% mais rico.

IV - ( ) Um dos efeitos colaterais da falta de oportunidades e da má distribuição de renda, é a desistência na busca por trabalhos formais por parte de seus trabalhadores, já que esse tipo de trabalho requer capacitação e um investimento de longo prazo em qualificação profissional, situação pouco provável em economias como a brasileira

V- ( ) Como percebemos , apenas olhando o aspecto da renda, já fica claro que pensar o sistema econômico de um país sem a intervenção do Estado para regular determinadas regras é inconcebível nos tempos atuais, o que se pode discutir ainda é a intensidade dessa intervenção

Grupo de escolhas da pergunta

I esta correta e II, III e V também

I está incorreta e as demais corretas

I e IV estão corretas e o restante incorreta

todas alternativas estão corretas

I e V estão incorretas o restante correto