A nossa proposta é que façamos uma pesquisa a partir dos questionamentos do vídeo e justifiquemos o nosso parecer frente ao tema “cotas”. Muita gente não sabe, mas os negros tiveram a educação pública negada até a década de 50. Apesar dos 400 anos de trabalho, tecnologia e inovação, a resposta dos senhores era sempre não!

As cotas surgiram para diminuir esse descompasso criado pela escravidão. E mais: no Brasil as cotas sempre existiram, mas eram dadas a pessoas como uma forma de apadrinhamento e privilégio - fazendeiros, militares, filhas de militares, políticos.

Mulheres negras que tiveram acesso à universidade explicam como a educação para os negros sempre foi pautada como lugar de virada, e também como é importante fazer com que esse perfil de alunos que ingressam à vida acadêmica possa se reconhecer tanto no corpo discente quanto no docente e nos demais servidores. Só assim, há chance de permanecer nesses espaços e ter perspectivas para além da graduação.

Importante:

Participe de forma construtiva e respeitosa, lembrando que nem todas as opiniões dos colegas serão iguais às suas, mas devem ser respeitadas.

Por se tratar de um fórum avaliativo, faça, pelo menos três participações.