Menu

Faça a leitura dos fragmentos do texto introdutório da base: espera-se que a bncc ajude a superar a fragmentação

Faça a leitura dos fragmentos do texto introdutório da base: espera-se que a bncc ajude a superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. assim, para além da garantia de acesso e permanência na escola, é necessário que sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagens a todos os estudantes, tarefa para a qual a bncc é instrumento fundamental. ao longo da educação básica, as aprendizagens essenciais definidas na bncc devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais. (brasil, 2017). nesse contexto e tendo como base o texto da bncc, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

i. competência significa a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
ii. o desenvolvimento curricular por meio de competências torna-se importante no sentido de orientar não apenas o que os alunos devem “saber", mas, sobretudo, o que devem “saber fazer". a orientação por competências oferece referências claras para o fortalecimento das ações educativas, no sentido de alcançar os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica.
é correto afirmar que:

a.
i é uma proposição falsa e ii é uma proposição verdadeira.

b.
i e ii são proposições falsas.

c.
i é uma proposição verdadeira e ii é uma proposição falsa.

d.
i e ii são proposições verdadeiras, e ii é uma justificativa correta de i.

e.
i e ii são proposições verdadeiras, e ii não é uma justificativa correta de i.

1 Resposta
0

Ambas estão corretas e se completam.

As bases nacionais na educação infantil são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática.

Dentre essas competências citadas acima, a empatia e a cooperação explicam o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação infantil venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, o que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.