Leia o texto abaixo: O conceito de relações, da esfera puramente humana, guarda em si, como veremos, conotações de pluralidade, de transcendência, de criticidade, de consequência e de temporalidade. As relações que o homem trava no mundo com o mundo apresentam uma ordem tal de características que as distinguem totalmente dos puros contatos, típicos da outra esfera animal. Entendemos que, para o homem, o mundo é uma realidade fundamental, contudo, partirmos de que o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo. Há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios. Em que não se esgota num tipo padronizado de resposta. A sua pluralidade não é só em face dos diferentes desafios que partem do seu contexto, mas em face de um mesmo desafio. No jogo constante de suas respostas, altera-se o próprio ato de responder. Organiza-se. Escolhe a melhor resposta. Testa-se. Age. Faz tudo isso com a certeza de quem usa uma ferramenta, com a consciência de quem está diante de algo que o desafia. Nas relações que o homem estabelece o mundo há, por isso mesmo, uma pluralidade na própria singularidade. FONTE: FREIRE, P. Educação como a prática da liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Pp. 47-48. Com base no texto, analise as asserções abaixo e relação entre elas: I. A transformação permanente do homem, em seu contato com o mundo e com os outros homens, gera constante mudança da sociedade, uma vez que a captação que faz dos dados objetivos de sua realidade, como dos laços que prendem um dado a outro, é naturalmente crítica. PORQUE II. O homem é um ser dialógico, ator de mudança nas interações sociais, nas quais pode transcender e constituir-se como ser único, aprendente e histórico. A respeito das asserções, assinale a opção correta. Grupo de escolhas da pergunta As asserções I e II são proposições falsas. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.