No Brasil, a centralização escolar por meio da elaboração de currículos-base para práticas educativas em nível nacional e estadual é uma forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso a educação de qualidade. Dessa forma, assegura-se que as escolas receberão os mesmos materiais e os professores receberão os mesmos direcionamentos, o que, em tese, proporcionaria uma situação de igualdade escolar, ou seja, de igualdade no aprendizado.

​​​​​​​

Você é professor de uma escola estadual e, durante uma reunião de professores, surgiu a ideia de criar uma proposta de política pública nessa área e enviar até a Câmara dos Deputados.

Seu desafio então é criar uma proposta de política pública que convide o governo estadual ou federal a elaborar soluções para que os contextos urbanos, de infraestrutura e econômicos não favoreçam a manutenção e reprodução dessas desigualdades. Pense numa proposta que possa ser aplicada em qualquer escola, em qualquer município brasileiro, capital ou interior. Nessa atividade, o objetivo organizacional é fazer com que o currículo-base produza rendimentos semelhantes, independentemente da localização geoespacial das escolas, e o objetivo pedagógico é tornar o estudante ciente de suas possibilidades e responsabilidades sociais como cidadão, estimulando seu pensamento crítico e a construção de valores que o coloquem como ator central em práticas que visem à igualdade social.

Defina:

a) Nome da proposta

b) Projeto (entre 5 e 10 linhas):

- Qual será a ação/prática do projeto?

- A quem se destina (alunos, professores, diretores, comunidade)?

c) Qual o resultado esperado?