O conhecimento matemático auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação do ser humano. Assim, ele é de fundamental importância quando pensamos em corresponder, agrupar, retirar subtrair, unir separar e comparar. Estes conceitos quando trabalhados na Educação Infantil, possibilitam a criança construir conhecimentos matemáticos, que auxiliam na ampliação das capacidades perceptivas e motoras que são necessárias para o seu desenvolvimento. Para Piaget, ensinar matemática para as crianças vai além de ensinar a contar. “Os fundamentos para o desenvolvimento matemático das crianças estabelecem-se nos primeiros anos. A aprendizagem matemática constrói-se através da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce naturalmente a partir das suas experiências [...]. A vivência de experiências matemáticas adequadas desafia as crianças a explorarem ideias relacionadas com padrões, formas, número e espaço duma forma cada vez mais sofisticada” (PIAGET, 1976, p.73).
I- É na educação infantil que é instigado o pensamento lógico, por meio de atividades concretas e diversificadas.
II- É na educação infantil deve ser ensinada às crianças como um meio de interpretação das coisas que nos rodeiam diariamente, assim formando pessoas conscientes para a cidadania e a criatividade e não somente como memorização.
III- É na Educação Infantil que é instigada na criança o alargamento do pensamento lógico, por meio das atividades diversificadas que são apresentadas e construídas pelas possibilidades de flexibilidade, curiosidade e descoberta.
IV- É na Educação Infantil que a criança tem o primeiro contado com os números e dessa forma as atividades de escrita e leitura dos números são importantes. É correto o que se afirma em:
I, III, IV
II, III, IV.
I, II, III
I, II, III, IV
I, II. IV