Menu

1) Uma panificadora deseja dimensionar o estoque de segurança de sua matéria-prima principal: a farinha.

1) Uma panificadora deseja dimensionar o estoque de segurança de sua matéria-prima principal: a farinha. A demanda média por semana é de 500 kg, sendo que o desvio padrão é de 50 kg por semana. A cada pedido de compra são fornecidos 1800 kg de farinha. O fornecedor demora em média quatro semanas para entregar a farinha, com um desvio padrão de uma semana. A panificadora estima um nível de serviço de 95%, sendo que o fator de correção neste caso é de 1,645. Calcule o valor do estoque de segurança.

Alternativas:

O estoque de segurança é igual a 250 kg de farinha, aproximadamente.
O estoque de segurança é igual a 823 kg de farinha, aproximadamente.
O estoque de segurança é igual a 839 kg de farinha, aproximadamente.
O estoque de segurança é igual a 165 kg de farinha, aproximadamente.
O estoque de segurança é igual a 1.000 kg de farinha, aproximadamente.

Código da questão: 60353
3)
Considere dois supermercados denominados A e B, que estão planejando a demanda de uma determinada marca de ketchups. O supermercado A dispõe de um único fornecedor dessa marca, cujos prazos de entrega são normalmente altos. O supermercado B é abastecido por três empresas de localidades próximas. Neste caso, em qual dos dois supermercados o estudo da previsão de demanda é mais importante e por qual motivo?

Alternativas:

1-Tanto o supermercado A quanto o supermercado B não precisam aplicar técnicas de previsão de demanda, uma vez que o número de fornecedores não está relacionado à oferta do ketchup.
2-No mercado B, pois a previsão da demanda garantirá a tomada de decisão a respeito da quantidade a ser comprada.
3-No mercado B, visto que a previsão de demanda indicará qual fornecedor escolher.
4-No mercado A, pois a previsão de demanda garantirá o número exato de ketchups a ser comprado para o próximo ano.
5-No mercado A, pois a previsão da demanda permitirá adequar os níveis de estoques necessários para suprir o tempo de abastecimento do fornecedor.

Código da questão: 60310
4)
A respeito dos modelos de controle de estoques, classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta.
( ) O modelo de controle de estoque por ponto de pedido consiste em determinar de quanto em quanto tempo a empresa deve emitir uma ordem de compra.
( ) O modelo de controle de estoques por revisões periódicas calcula um tempo entre revisões, ou seja, define de quanto em quanto tempo devem ser emitidas ordens de compra.
( ) O modelo de controle de estoques por revisões periódicas consiste em determinar o nível de estoque a partir do qual deve ser feita uma ordem de compra.
( ) Para o modelo de controle de estoques por ponto de pedido, a ordem de compra deve ser emitida quando o estoque mínimo for alcançado.

Alternativas:

V - V - V - V.
F - F - V - F.
F - F - F - F.
F - V - F - F.
V - V - V - F.
Código da questão: 60350

5)
O controle de estoques é uma das etapas do Planejamento e Controle da Produção em empresas. Para que toda a produção seja gerenciada, são utilizadas diferentes ferramentas de longo e curto prazo. A respeito dessas técnicas, considere as seguintes afirmações:
I. O MRP faz o planejamento das necessidades dos materiais com base na matéria-prima até chegar no produto final.
II. O ERP foi o primeiro sistema de gerenciamento de estoques utilizado na Tecnologia da Informação.
III. Técnicas de previsão de demanda são utilizadas para planejar estoques e são adotadas desde o planejamento estratégico.
IV. O ERP é utilizado em diferentes softwares e permite o gerenciamento das informações de todos os setores de uma empresa.
São verdadeiras:

Alternativas:

I - III.
III - IV.
I - II.
II - III - IV.
I - IV.
Código da questão: 60349

1 Resposta

0

Antecipação de demanda

Esta é uma das práticas mais importantes: um supermercado deve prever demandas de produtos específicos em determinados momentos do ano. Nesse sentido, é preciso criar e manter o sistema de inventário, levando em consideração as demandas reais e previstas.

Um simples histórico de vendas dos produtos — tendo como base a mesma época de anos anteriores — será uma valiosa fonte de informação.

A dica é analisar e cruzar os dados sobre as suas vendas para compreender como seu público se comporta. Para não fazer interpretações equivocadas, considere todos os fatores que possam explicar “pontos fora da curva”.

Acompanhamento do sistema

Em seu negócio, deve existir um mecanismo de acompanhamento constante de quantidade em estoque. O supermercado deve saber com precisão a escala de mercadorias armazenadas, atualizada em tempo real.

Qualidade de armazenagem

É necessário que a área separada para estoque possa mantê-lo em boas condições. Produtos desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas. Para garantir essa qualidade, é preciso ter organização.

Por que um bom sistema de gestão é necessário?

Garante que o supermercado ofereça o que o cliente procura

A procura por determinadas mercadorias não será a mesma durante todo o ano. Ao decorrer dos meses, por exemplo, diferentes estações e datas comemorativas trazem a demanda por produtos específicos.

Se o cliente for ao supermercado para comprar algum item e não o encontrar, essa venda não acontecerá mais. Isso deixa claro que ter as mercadorias também significa garantir vendas, faturamento e até fidelização de consumidores.

Essa falha dentro das empresas chama-se ruptura de estoque. Nesses casos, a perda de receita não é somente com o produto em falta, mas pode incluir todos os outros que o cliente poderia levar. O planejamento eficaz garante que, durante os períodos sazonais, seja cumprido o atendimento integral da demanda. Ou seja, o cliente encontra o produto que precisa, ao mesmo tempo em que o supermercado evita excessos.

Explicação:


Qual a importância do estoque no supermercado?​