O conceito de Produção Mais Limpa foi lançado em 1989 pela United National Enviromental Program (UNEP) como sendo o uso contínuo de uma estratégia de prevenção ambiental aplicando processos, produtos e serviços de modo a permitir o crescimento econômico sem prejuízo ao meio ambiental. A produção mais limpa se constitui de elementos como tecnologias, informações e ética, pois, quando uma empresa reduz seus desperdícios, reduz materiais, insumos, recursos naturais e, consequentemente, seus gastos, tornando-se uma empresa com menos produção de resíduos e mais limpa.

Fonte: Gestão ambiental : ecoeficiência e produção mais limpa nas práticas da hemorrede pública nacional : Curso de Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Produção Mais Limpa para a Hemorrede Pública Nacional : artigos de conclusão do curso / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência. – 1. ed., 1. reimpr.

Durante uma auditoria em uma determinada indústria de calçados, você, engenheiro de produção, observou que é aplicada a ferramenta de Produção mais Limpa (P+L) no processo produtivo. Foi verificado que a P+L apresenta três níveis de aplicação na indústria:

Nível 1: redução na fonte;
Nível 2: reciclagem externa;
Nível 3: reciclagem interna.

Dos itens verificados na auditoria, são corretas as afirmativas:​