As pessoas adoram falar sobre a personalidade. Quando as pessoas falam da personalidade, elas frequentemente utilizam os traços. Por exemplo, ao serem solicitados que escrevam a descritivos da personalidade de um amigo, muitos estudantes produzem uma lista de traços descritivos da personalidade, tais como simpático, bondoso, feliz, preguiçoso, irritadiço e tímido. Aparentemente, as pessoas pensam que os traços são centrais à personalidade. Da mesma forma, os pesquisadores da personalidade associados à abordagem de traços consideram os traços como as principais unidades da personalidade. Obviamente, a personalidade abrange mais do que os traços, mas eles podem ser claramente vistos no decorrer da história da psicologia da personalidade. Diante disto, como podemos definir “traço”? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
Traço diz respeito a padrões persistentes na forma como os indivíduos se comportam, como sentem, como pensam.

b.
Traço pode ser definido como aquilo que o indivíduo mais gosta em relação às coisas que estão disponíveis em seu ambiente.

c.
Quando descrevemos o indivíduo como tendo o traço “bondoso”, estamos querendo dizer que, naquele momento, ele apresenta este traço de personalidade.

d.
Os traços sugerem que a explicação para o comportamento da pessoa será encontrada na situação, e não no indivíduo.

e.
Traço refere-se aquilo que as pessoas podem enxergar nas pessoas, ou seja, suas características físicas que são mais evidentes.