Admite-se, atualmente, que a policitemia vera (PV) seja uma doença mieloproliferativa causada por mutação de gene de uma célula jovem (Stem cell). Considera-se que a proliferação clonal dessa célula é capaz de provocar plaquetose e aumento de granulócitos, mas seu maior efeito é a produção de eritrocitose. Os precursores eritroblásticos da PV são hipersensíveis in vitro à ação da EPO, assim como à ação do IGF-1, isto é, o fator de crescimento I semelhante à insulina. Considerando as informações e os mecanismos fisiopatológicos das poliglobulias, marque V para verdadeiro ou F para falso:
( ) A principal e mais estudada mutação adquirida na PV é a do no gene da Janus kinase 2 (JAK2), que leva à ativação permanente, a qual provoca a fosforilação de tirosinas dos domínios citoplasmáticos do receptor JAK2.
( ) A incidência de poliglobulias secundárias (PS) é muito superior do que a de PV, pois vários processos patológicos frequentes, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), podem cursar com OS.
( ) A produção normal de eritrócitos é controlada de forma estrita no organismo humano. O hormônio eritropoetina (EPO), que apresenta nível sérico regulado pela hipóxia, é o principal estimulador da eritropoese.
( ) A isquemia digital, fácil formação de hematoma, epistaxe, doença acidopéptica ou hemorragia gastrintestinal podem ocorrer devido à estase vascular ou trombocitose.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – V – V – V.
b) F – V – V – F.
c) V – F – F – V.
d) F – F – V – V.
e) V – V – V – F.